
Quanto Vale Uma Amizade???
Certo dia, em Maio de alguns anos atrás, em pleno coração da selva africana, um jovem comandante, quase ainda menino, preparava-se para mais uma missão.
A missão era bastante arriscada, tal como tantas outras, consistia em dar protecção a um grupo de pessoas indefesas. O seu pelotão já bastante reduzido pela morte doença e ferimentos, lá se preparava para o cumprimento de mais uma arriscada missão.
O jovem comandante, naquela manhã sentia o mundo desabar sobre o seu corpo já cansado de tanto penar. Um ataque de paludismo tinha tomado conta de si. O seu corpo não obedecia às ordens emanadas pelo seu cérebro.
Mas, a vida de muitas pessoas poderia depender daquela missão, e os pouco colegas que restavam, estavam quase todos na mesma situação, sendo quase desumano pedir uma substituição.
No instante em que se preparava para partir, ardendo em febre e pedindo a Deus que lhe desse forças para mais um sacrifício, surge-lhe pela frente o seu colega e amigo “Pereira”. O seu velho amigo ainda dos tempo de recruta, dizendo-lhe que seria impossível ele aguentar uma missão tão dura e arriscada como aquela, prontamente se ofereceu para partir em seu lugar.
Apesar da insistência do jovem, o amigo “Pereira” não hesitou e exclamou “Quem vai fazer essa missão sou eu e tu farás outra por mim.
Depois sorriu...e disse:
“Nossa Amizade Vale Isso!...”
Foi a última vez que o viu, durante longos meses.
Uma mina traiçoeira tinha rebentado no seu “Hunimog” onde seguia, ceifando a vida a três jovens e ele tinha “escapado” quase por milagre mas com danos irreparáveis.
Passado um longo tempo e ainda no hospital numa difícil recuperação, o “Pereira” foi visitado pelo seu amigo.
Suas palavras foram estas:
“Ainda bem que fui eu, porque se fosses tu frágil como estavas, não tinhas sobrevivido...”
Seu Amigo, num momento de dor e desespero desatou num pranto, como se de uma criança se tratasse...
Ele o “Pereira” nunca recuperou totalmente.
E eu, que fui o protagonista deste terrível episódio, tenho vivido todos estes anos com um grande sentimento de culpa.
Por isso, nunca me canso de gritar bem alto:
UM AMIGO É PARA SEMPRE
E
E NADA É DEMAIS PARA OS NOSSOS AMIGOS
V.Cara D'Anjo