2007/05/11

António Jacinto - Cientista de Colares

A pedido de vários frequentadores deste blog e também porque consideramos que é um motivo de interesse e de orgulho para a nossa freguesia, aqui vimos divulgar uma pequena e despretensiosa biografia do cientista António Jacinto.
No seguimento da nossa notícia: "Mais um Colarense em Grande Destaque", publicada no passado dia 09 de Abril.
António Alfredo Coelho Jacinto, nasceu na Freguesia de Colares em 17/11/1965, filho de gentes bem conhecidas na nossa zona e neto do “Canastro”, da antiga oficina de bicicletas da Praia das Maçãs.
Licenciou-se em Gestão e Administração de Empresas na Universidade Católica, em 1988, antes de decidir enveredar pelo mundo da ciência e tirar uma nova licenciatura em Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1993. Durante esta altura foi estagiário no Laboratório de Genética Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência, e mais tarde assistente de investigação do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
Em 1994 ingressou em cursos de pós-graduação do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina, aos quais se seguiu o seu doutoramento pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine da University of London, em 1999. Foi também nesta data que foi consagrado research Fellow no laboratório do Prof. Paul Martin do Departamento de Anatomia da London University, onde desenvolveu investigação sobre o estabelecimento de um modelo de estudo para cicatrização em Drosophila. É sobre esta temática que tem participado em inúmeras publicações desde 1995.

As suas áreas de interesse e de investigação são a embriologia, a biologia celular, a morofgénese e a cicatrização utilizando a Drosophila como modelo de estudo.
Actualmente desempenha as funções de Group Leader no Instituto de Medicina Molecular desde 2004, funções essas que desempenhava anteriormente no Instituto Gulbenkian de Ciência.

Mais uma vez damos os parabéns a este jovem cientista não só pelo trabalho desenvolvido, mas também por fazer acreditar que este país tem pessoas válidas e que, por vezes com algum esforço, conseguimos desenvolver um trabalho tão bom como outros. Seria um grande passo em direcção ao futuro se o nosso país investisse mais nos seus cientistas e investigadores, dando-lhes meios para trabalhar.

Susana e Cara d'Anjo
(Fontes: Ciência Hoje)

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas tardes, meus amigos, Susana e Cara D'Anjo, sendo eu um dos que vos pediram uma resenha da biografia deste "filho da Terra" que a seu tempo há-de ser ilustre, gostei de ver o vosso trabalho mas... deixem-me acrescentar mais uma pequena coisinha;
António Alfredo Coelho Jacinto de seu nome foi buscar o mesmo a seus avós Paterno e Materno como segue:
António Jacinto o saudoso António Canastra, o homem das bicicletas da Praia das Maçãs (que na exposição dos (100 anos das Motas, Século ....)que esteve aberta ao publico nas instalações da FIL - nos finais do século XX - teve a honra de estar representado como um dos fabricantes/montadores de CICLOMOTORES de Portugal com um exemplar da sua "CARAVELA");
Alfredo Coelho, o mentor do restaurante "A CASA DA PONTE", o Hotel das Arribas na Praia Grande e as Piscinas da Praia Grande, hoje conhecidos como restaurante a Senhora da Ponte, hotel e Motel das Arribas.
Ambos já falecidos e de memória agradecida pelo que nos vizeram sonhar de que a nossa ZONA seria alguma vez, mais do que o parente pobre da Costa do Estoril. (mas isso são outras LOAS)
Peço desculpa de não saber o nome das suas avós mas como sempre se tem dito atrás de um grande Homem está sempre uma GRANDE MULHER e elas na certa onde estão são grandes mulheres.
Agradecendo o serviço comunitário que prestam agradeço pessoalmente o me darem a oportnidade de falar de pessoas que acompanharam a minha criação e sempre me trataram bem.
Desejando felicidades e grandes exitos para o descendente destes grandes homens.

P Domingos