2007/05/17

Barraca do Cabo da Roca

Desvendado o "mistério da barraca" do Cabo da Roca

Aquilo que à partida parecia um amontoado de tábuas, não passava de uma ardilosa e bem engendrada camuflagem para a construção de uma habitação.
O Notícias da Minha Freguesia deslocou-se mais uma vez ao local e, em conversa com um natural e residente na Azóia, ficámos a saber mais um pouco da respectiva situação.

“O amontoado de tábuas já não existe, agora passou a ser uma casa.... Desmontaram a "barraca" e afinal só lá estava para esconder uma casa que entretanto construíram durante a noite, segundo informações recolhidas os indivíduos trabalham ou trabalharam das 22h ás 05h da manhã para não darem nas vistas nem provavelmente serem identificados/notificados pelas autoridades, se é que estas quisessem parar alguma coisa. Também se fala que usam um carro estacionado na estrada, para avisar da aproximação das autoridades a quem lá está dentro a trabalhar, pois também segundo parece as autoridades não têm autoridade para entrarem no terreno e como chegam lá e só espreitam, se não virem ninguém, não podem identificar/notificar ninguém. De salientar a premeditação, "esperteza", descaramento e astúcia de quem idealizou tal projecto "sem medos" cometendo um crime de atentado publico na forma mais descarada possível e tenho a certeza de que a "chico-espertice" vai resultar, não demorará muito a ter lá água e luz e ainda a autarquia lhe vai alcatroar a rua”.

Uma coisa é certa, se é natural de cá, "palavras para quê... é um artista Português"!
Se é estrangeriro, na sua terra natal de certeza que não tomaria tal liberdade.

Cara D'Anjo/Susana

14 comentários:

Anónimo disse...

O terreno pertence, ou pertenceu a um conhecido "empresário" dos estores em Cascais, só não tenho ainda a certeza se é o "autor" de tal obra pois fala-se de que pertence agora a um Italiano, mas tenho algumas duvidas em relação a esta informção que corre.
Sei tambem que "autor" tem familia na Ulgueira por isso vou averiguar a nacionalidade, mas penso seriamente tratar-se de um cidadão Português, mas a nacionalidade do proprietário sabem-na as autoridades, pois de todas as vezes que lá foram fazer perguntas acerca do que ali se estava a passar, falaram com alguem que até lhes disse que seria "para construção duma estufa", por isso eles conhecerão a pessoa em questão.
Este caso é uma afronta para as autoridades competentes desta freguesia e deste concelho que nada fizeram quando isto surgiu demonstrando a desordem e o desinteresse reinante.
Não se trata minimamente duma pessoa da terra que precisa do seu canto para morar, ainda que isso não lhe trouxesse mais razões para construir em tal sitio.
Este pseudo parque natural é uma vergonha, uma fachada e um continuado lavar de interesses sem fim á vista.
Quantas vezes a fiscalização da Camara e Municipal lá se dirigiram e nada fizeram?? posso dizer que foram lá dezenas de vezes e vieram sempre de mãos a abanar, só não sei se vieram de bolsos a abanar tambem.
Não deveriam tambem estes funcionários publicos serem responsabilizados por isto?
Não deveriam ser avaliados em função daquilo que produzem ou daquilo que deveriam fiscalizar e prevenir e nada fazem?
Mas ninguem se interessa, só se interessam em prejudicar quem tenta produzir alguma coisa, se eu deixar um monte de terra ou entulho numa propriedade minha, ainda que somente por 2 ou 3 dias até poder repor essas terras no local de onde retirei, o parque, a Policia Municipal, a GNR e o "Diabo a sete" caem-me em cima e por muito que eu explique as razoes, sou multado.... este tipo criou um amontoado de tabuas, sem jeito nenhum na beira da estrada e ninguem faz nada...... será que não há vantagens no facto de não sermos da terra? no facto de não sermos "locais"? Eu acho que sim, pois estas histórias só acontecem com os "estranjas" ou com quem vem de fora, se fosse da Azoia e quisesse criar ali uma estufa de verdade, tinham-lhe passado centenas de multas e ele teria que demolir aquilo logo no inicio.
Já aqui escrevi e repito-me, exactamente do outro lado da estrada, mandei limpar dois terrenos cheios de silvas e mato e fui logo mandado parar pela Policia Municipalque teria de actuar se eu não parasse com aquilo imediatamente.
Histórias destas e piores e ainda mais flagrantes ou igualmente flagrantes existem ás centenas na freguesia de Colares, eu ouvi dezenas delas quando me dirigi ao Pavilhão do Mucifal aquando da visita do director do parque.... e o que foi feito desde aí?? o que mudou?? Nada!!! Pois quem nada tinha, nada tem e quem tem dinheiro continua a ter tudo.
Cabo da Roca

Anónimo disse...

Bom dia.
Resido em Almoçageme e pertenço à nova Direcção da APRIA - Associação de Pensionistas Reformados e Idosos de Almoçageme. Gostaria de o felicitar por este espaço de partilha de informação sobre a freguesia de Colares. É excelente a forma como passa simples informações, mas que se tornam muito importantes para quem vive cá e não só. Como esta foi a única forma de entrar em contacto consigo,gostaria, se fosse possível, de ter o se e-mail, para lhe enviar algumas fotos de actividades que temos estado a realizar na APRIA e que gostaríamos que divulgasse no seu blog.
O meu nome é Helena Correia e o meu e-mail lenammfonseca@yahoo.com
Obrigada e cumprimentos

Anónimo disse...

subscrevo as sentidas palavras do (cabo da roca).
uma autentica vergonha para todos nós,não sei quem é o sr. proprietario,mas uma coisa vos digo não é ninguem de cá porque se o fosse quando lá estavam as tabuas,e foram meses que tiveram a forrar,e a chamar (tolos) os nactívos,os srs. fiscais +os srs. P.M. quem andam por ali vezes sem conta,não tinham deixado nada.
fico há espera se as maquinas que eventualmente possam demolir aquele atentado,se serão as mesmas que são para demolir a casa do sr. comendador (JUSTINO).
cá fico a aguardar para ver o que fazem as autoridades.

Azoiano

Anónimo disse...

sem ter nada haver com este noticia, quero deixar aqui a ideia dos colaboradores deste blog, uma investigaçao aos cb´s da freguesia se tem os elementes que as instituiçoes governamentais pagam para a fase bravo, do combate aos incendios florestais, nao é so receber o dinheiro e depois a 1ª intrevençao fica muito a desejar!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Elementos da camara m de sintra e da autoridade nacional de proteçao civil.
Nuno Coelho (nany)

Anónimo disse...

A resposta ao comentário fora da noticia....
Nem categoria tem pra ser bombeiro....

Anónimo disse...

Tudo indica que realmente o proprietário é um Italiano, mas o melhor da questão não tá aí..... é que o antigo proprietário viu chumbado na CMS um projecto para criação ali de uma estufa de plantas.
E esta heim?????
Cabo da Roca

pedro macieira disse...

No Jornal da 13Horas de hoje da TVI, reportagem sobre a demolição deste abscesso que apareceu "misteriosamente" no Parque Natural. Ainda há outro maior,mas vamos ver o que acontece.
parabéns ao "Noticias da Minha Freguesia" que por duas vezes levantou o problema da "casa" misteriosa.
Pedro Macieira

Anónimo disse...

Fica a correcção ao que inicialmente avancei, o terreno e a construção pertencem a um Italiano e não ao empresário de Cascais, este ultimo possui o terreno ao lado que todos pensavam tratar-se de um só.
Confirma-se que o Italiano possui familia na Ulgueira.
Não tive oportunidade de ver a noticia na TVI, seria interessante vêr aqui o video dessa mesma noticia, creio que isso será possivel de fazer.
Parabens aos envolvidos e estou seguro de que tambem este blog teve influencia na "pressão" sob quem de direito.
Tambem o Sr Presidente de Junta acertou ao afirmar que "aquilo vai abaixo", seguramente tambem não poupou esforços para ver a sua freguesia de "cara mais limpa"
Estamos todos de Parabens.
Cabo da Roca

Anónimo disse...

Nany se não tens pinta para vestires farda não critiques os que vestem e não te esqueças que tb andas a comer à conta do orçamento e se não fosse o cmdt chico rosa que te arranjou o tacho para ires trabalhar para o cco e depois cdos hoje andavas a varrer folhas naos bv de almoçageme.
tem juizo que já tens idade para isso.

Anónimo disse...

nany-..toma e mete no saco.....
quando temos rabinhos de palha não devemos mandar bocas ,porque fica mal.
andas no bek bek e depois sujeitas-te a ler coisas que não gostas.
tem juizinho e respeita quem sempre te ajudou e respeitou....

bomba

Anónimo disse...

Parabéns a quem contra tudo e todos tem que continuar a trabalhar e que demoliu aquilo tudo, mesmo que ainda continuem a crescer outras estou certo que seguirão o mesmo fim.

Anónimo disse...

ENTÃO E A DO SR. COMENDADOR.
O SR MINISTRO DO AMBIENTE ASSINOU UM DESPACHO PARA A DEMOLIÇÃO,MAS AFINAL AS MAQUINAS FORAM E (BEM)1º AO CABO DA ROCA,E A OUTRA SERÁ QUE NÃO VÃO?
VAMOS ESPERAR PARA VER......

CIDADÃO ATENTO

Anónimo disse...

Por causa dos cobardes como tu, é que a instituiçao esta como esta, identifica-te maçã do chão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nuno Coelho (nani)

Anónimo disse...

Porque +e que os comentários são todos anónimos?