2007/05/13

São Sebastião - Collares

S. Sebastião
Segundo o
Guia de Cintra, Collares e Arrabaldes
de: J.Eusébio dos Santos

S. Sebastião


Este pequeno povoado faz parte de Collares e está situado do lado opposto da Varzea que lhe fica próxima. Junto está a estação do caminho de ferro eléctrico Cintra-Oceano.
Modernamente tem-se alli feito algumas construcções, d’uma fórma arbitrária, é certo, mas vão augmentando o numero de fogos.
A igreja é da antiga fabrica e merece ser vista pelas suas linhas características, semelhantes à de S. Pedro de Penaferrim o que parece obedecer a um estylo de architectura religiosa d’aquelles tempos.
Em frente da estação do eléctrico fica a Avenida Chaves Mazziotti que communica com a estrada velha de Collares a Almoçageme.
A’ direita passando o viaducto do rio de Gallamares, encontra-se a conhecida casa do Camarão, confeccionador de petiscos e domador de bicharada que ali conserva patente aos freguezes que o visitam.
S. Sebastião assenta no centro de terras cultivadas das quaes parte são banhadas pelo rio Gallamares que as torna de grande producção.
O sitio é muito ameno e saudavel. E’ regularmente concorrido por ser a estação que mais perto communica com a Villa de Collares.
De S. Sebastião gosa-se um panorama lindissimo que abrange toda a encosta de Collares pelo nascente e essa parte da Serra de varios matizes e ondulações contém, na verdade, aspectos muito interessantes, rematados em baixo pelos pomares.



Camarão

Estação dos electricos

Vista Geral de S. Sebastião

Cara D'Anjo e Susana

2 comentários:

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso a preocupação com a necessidade que o povoado tivesse pessoas, pois haver pessoas é essencial para que qualquer terra sobreviva.

Eusébio dos Santos, tinha já alguma visão, e já referiu o facto de as construções serem arbitrárias, o que poderia vir a seu mau. No entanto, na altura, tal característica era apenas um mal menor.

Anónimo disse...

Pena não haver fotos do "Camarão" da mesma época do resto das fotos.
Bom trabalho
Os meus parabens!

P Domingos