2008/11/30

Memórias da Nossa Terra

Em 30 de Novembro de 1947, o nº. 723 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

A Festa a José Fernandes
A vila de Colares pagou, no passado sábado, 15, uma dívida de gratidão, homenageando condignamente José Fernandes no dia da sua festa artística, que se realizou na sede da Banda, por inspiração do senhor professor Caires e com plena adesão dos directores daquela colectividade e dos seus executantes musicais.
Foi um momento impressionante aquele em que, após ter reunido no palco representantes de todas as colectividades de recreio, beneficência e desporto da Freguesia e ainda a orquestra União Sintrense, o sr. Professor Caíres depois de sinceras e justas palavras de elogio e agradecimento por tudo quanto José Fernandes tem feito dentro da região onde comparece em todas as festas para que é solicitado a sua arte ou levando a todo o Portugal, através da Rádio, o interesse pelas belezas de Colares, lhe entregou um envelope contendo, no seu dizer, não só a recordação monetária daquela festa, mas também o coração de todos que a ela assistiram com verdadeiro entusiasmo.
Foi também oferecido a José Fernandes um lindo ramos de flores, pela gentil menina Líbia Mota, depois do que o homenageado agradeceu, declarando-se muito sensibilizado e sempre pronto a tomar parte em tudo que se realize por bem, dentro e fora da região.
Depois de algumas surpresas, em que colaboraram José Fernandes, o professor Caires
E sua esposa, Maria Júlia Caruna, Regina Batista, Maria de Jesus, Tereza Jacinto, Mariana Miranda, José Baleia, José Reto, Sérgio Mota, Fernando Carvalho, etc., a indispensável orquestra União Sintrense, que graciosamente ser prestou a colaborar na simpática festa, fez-se aplaudir no brilhante baile, que se realizou no salão de festas da Banda, deixando saudades em todos os assistentes, onde conta só admiradores.
“ O Jornal de Sintra” felicita José Fernandes, bom filho de Colares, que sabe honrar a sua, e felicita esta vila, que soube honrar o seu filho.

8 comentários:

Anónimo disse...

É sempre bonito relembrar as pessoas que tanto e tanto deram em prol da freguesia e não só.Sem sombra de duvida que José Fernandes teve tudo para vencer no meio artistico mas não quis abandonar a sua terra as suas lides.Era e foi um grande homem.Bem haja por tudo que fizeste.

Anónimo disse...

esta homenagem foi há 61 anos,é bom que a suposta comissão para o busto, tenha isto como exemplo e seja mais rápido para a colocação do mesmo,espero que com tantas indecisões sobre o local certo,não o vão pôr fora do largo (n.s.dores).--enfim é aquilo que temos,mas não merecemos-
mucifaleiro 4 costados

Anónimo disse...

Espero que este 4 costados tenha feito alguma coisa pela Terra e que não seja só blá,blá blá!....
Mucifalense com Provas Dadas.

Anónimo disse...

Então ainda não sabem ?
A homenagem ao José Fernandes está marcada para o dia 14 deste mês à tarde (domingo).
Será nessa altura que o busto vai ver a luz do dia, perante, com certeza, muita gente que ocorrerá ao chamado Largo da Capela, no Mucifal.
Não faltem pois ele onde estiver, há-de sentir-se feliz, por ver que não o esqueceram.
Do Mucifal.

Anónimo disse...

Isto não passa de politicas como todos sabemos a comissão pró busto é ps e não interessa ao actual executivo mexer nisto. enfim é portugal é assim é triste que esta justa homenagem tenha estado envolta de tantas polemicas. finalmente vai fazer-se justiça a este grande homem que muitos lhe devem um obrigado.

Anónimo disse...

o actual execcutivo nâo tinha qualquer problema em mexer nisto,a
comissâo e que n/tinha esse interesse,o(ps)só estavam a fazer tempo,para se realizar a homenagem
para o ano,por ser ano de eleições

(este tipo de politica ja esta ultrapassada,e cá a malta já n/vai
nisso)

aida bem que tudo está a ser reposto e deixem o grande JOSÉ F.
fóra destasw politicas.

freguês nativo

Anónimo disse...

Oh marmanjo, o Largo chama-se Nossa Senhora das Dores e não Largo da Capela...

Anónimo disse...

Para o assunto em discussão, tem um interesse enorme se o Largo se chama Largo da Capela ou Largo Nª Sra. das Dores... Isto há cada um !
Pois olhe que, não será arriscar muito, se disser, que para aí 90% das pessoas, se referem a ele como Largo da Capela.
E já agora "Ò marmanjão", quem fez o comentário que referia o nome do Largo e este comentário agora, é "marmanjona".
Do Mucifal