2009/01/25

Memórias da Nossa Terra

Em 25 de Janeiro de 1959, o nº. 1299 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

Curso Singer – Terminou no domingo, 4, o curso de corte e bordados que a Singer manteve em Colares e foi frequentado por 25 alunas, na Pensão Éden, sob a direcção da competente professora Sr.ª D. Maria Júlia Cruz. De manhã efectuou-se a abertura da exposição com a presença do encarregado da Singer em Sintra, Américo Plácido. Foi sCervido um “copo de água” a que assistiram as autoridades locais, professores das escolas primárias, alunas do curso e suas famílias, tendo usado da palavra algumas entidades para elogiar os trabalhos expostos. De tarde continuou a exposição, que teve elevado número de visitantes. Ali nos deslocamos com o objectivo de informarmos os nossos leitores, recebendo-nos amavelmente os Srs. Raul Bernardes, inspector da Singer, Américo Plácido e a Sr.ª D. Maria Júlia Cruz, que nos forneceram todos os esclarecimentos. A perfeição e bom gosto dos trabalhos mereceram o nosso inteiro aplauso, bem como a generosa confecção duns vestidinhos que o Sr. prior ofereceu, depois, às crianças pobres. Deste modo, as alunas instruíram-se praticando o bem.

Orquestra Atlântico – No passado domingo veio a ”Orquestra Atlântico”, de Cascais, a Colares, o que equivale a dizer que o baile que se efectuou decorreu muito animadamente.

Exposição de Arte Infantil – Na manhã do dia 15 do corrente realizou-se na sede do Sport União Colarense o encerramento da 1ª. Exposição de arte infantil, de que faziam parte algumas dezenas de desenhos das crianças das escolas primárias de Colares, Mucifal, Almoçageme, Praia das Maçãs, Azenhas do Mar e Azóia. Presidiu o Sr. Arlindo Araújo Vilela, director-escolar do distrito de Lisboa, secretariado pelos Srs. Eduardo Frutuoso Gaio, conselheiro municipal, e Dr. João Branco Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia. Discursaram, a propósito, os Srs. Bernardino Pinheiro, presidente do Colarense, Prof. Eduardo de Caires, que organizaram a exposição, Eduardo Gaio, que felicitou os organizadores, e o director-escolar, que dirigiu palavras de incitamento aos professores para continuaram com estes interessantes certames. Foram premiados os meninos Manuel Gonçalves Esteves Costa, José Manuel Chiolas, Ilda Maria Assunção Jorge, Joaquim Lampreia Ferreira, Júlio Santos Sequeira, Carlos Manuel dos Santos, Maria Luísa Miranda Pires e Francisco José Jorge, ficando vencedor absoluto António José Simões Pires, de cujos encargos com os estudos o Sport União Colarense tomou a responsabilidade. Este simpático garoto da Praia das Maçãs já fora premiado, no verão passado, no concurso das construções na areia.

Sem comentários: