2009/10/18

Memórias da Nossa Terra

Em 18 de Outubro de 1959, o nº. 1.337 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

Penedo
A estrada da serra
Agora que são passados alguns anos que o povo desta laboriosa aldeia , em subscrição com dinheiro, dias de trabalho e transportes de material, colaborou com a Câmara Municipal de Sintra para reparar esta concorrida artéria, que se encontrava então intransitável, tornando-se necessário outra reparação; mas desta vez é mais simples: apenas umas carradas de saibro. Se assim não se fizer, daqui por pouco tempo lá teremos aquela estrada outra vez intransitável, pois alguns sítios já se encontram em estrado deplorável.

Curva da Sobreira
Vão passando também alguns anos que o comerciante do Penedo Sr. Firmino Gabriel dos Santos, tomou a iniciativa de fazer uma subscrição pelos seus colegas proprietários e operários daquela localidade, para alargar a referida curva, sendo ele um dos maiores contribuintes. Tal obra trouxe bastantes benefícios à aldeia pois antes disso os carros pesados não conseguiam chegar ao largo principal. Nesse campo, a Câmara Municipal de Sintra prometeu mandar reparar o respectivo pavimento da referida curva. Pois , até hoje, nada de novo. Ficou no rol do esquecimento.
Ouve-se por toda a parte da aldeia murmúrios de descrença quando se fala em melhoramentos no Penedo…
Confiamos que seremos ouvidos e atendidos pela edilidade camarária, no sentido de se mandarem fazer os melhoramentos mais instantes.

Pela Tuna
No dia 11 do corrente, a direcção da Tuna Euterpe União Penedense prestou homenagem a dois dos mais antigos e dedicados componentes do grupo musical da prestimosa colectividade de recreio Srs. Antero Firmino e Fernando Lúcio da Silva.
Em nome da respectiva direcção falou o sr. Manuel Nunes Matias, que, aludindo ao acto, salientou as excelentes qualidades dos homenageados, elogiando a sua acção sempre desinteressada dentro da colectividade a que pertencem. Foram descerradas, em seguida as suas fotografias, o que a numerosa assistência sublinhou com uma grande salva de palmas.
Seguiu-se animado baile, que se prolongou até madrugada, abrilhantado pela orquestra do Algueirão.
«Jornal de Sintra» felicita os homenageados, desejando-lhe felicidades.

Aniversário da Tuna
Com uma festa na sua sede, comemora hoje mais um aniversário a Tuna E. União Penedense, prestimosa colectividade de recreio desta ridente aldeia do Penedo.
Parabéns e desejos de longa vida.

Sem comentários: