2006/04/12

O Chocolate

Um néctar dos Deuses …


Estando nós a entrar numa época do ano em que, para qualquer lado que nos viremos, só vemos coisas deliciosas feitas de chocolate, porque não falarmos um pouco dele?

A Lenda do chocolate
Diz a lenda dos povos da América que o deus azteca “Quetzcoalt”, querendo dar aos mortais algo que os enchesse de energia e prazer, foi aos campos luminosos do Reino dos Filhos do Sol para de lá roubar as sementes da árvore sagrada.
Desta maneira fantástica, as sementes do cacaueiro teriam nascido na região dos Aztecas.
O “tchocolati”, como era chamado, tinha tanta importância entre os povos, que a bebida só era consumida por reis, nobres e guerreiros.


Mágico ou não, a verdade é que o chocolate é dos alimentos mais apreciados por quase toda a gente e com o qual se fazem verdadeiras obras de arte culinária.
O chocolate é um alimento que promove uma sensação de sensualidade e prazer. Existem diversas variedades de chocolate, sendo um alimento altamente energético, é rico em proteínas, cálcio, ferro, etc. Os chocolates dietéticos não contêm açúcar, mas contêm gorduras em grandes quantidades e adoçantes muito calóricos, pelo que não são indicados em dietas de emagrecimento.
Resta dizer que, um estudo recente publicado pelo “British Medical Journal” garante que os consumidores habituais de barras de chocolate vivem pelo menos mais um ano.
Uma coisa é certa, moderação é a palavra-chave. Delicie-se com um bom chocolate de vez em quando, que, se não viver mais um ano, pelo menos teve o prazer de ingerir um verdadeiro … néctar dos deuses!

Susana




2 comentários:

Anónimo disse...

Susana, para saberes tanto de chocolate, deves ser uma Docura...

Anónimo disse...

Obrigada pelo elogio, mas com um pouco de pesquisa e alguma dedicação qualquer fazia o mesmo.

Susana