2006/10/11

Direitos iguais?

Para os cidadãos deficientes físicos e visuais as barreiras arquitectónicas são algo de perturbador e, na maior parte das vezes, intransponível.
Hoje, olhamos para o nosso país e continuamos a constatar que estes cidadãos não obtêm da sociedade os mesmos direitos de acesso e livre circulação aos serviços essenciais. O nosso país está cheio de exemplos desta desigualdade e a nossa freguesia, infelizmente, não é excepção.
Aqui em Colares um deficiente físico não consegue dirigir-se sozinho ao Posto da GNR, à Junta de Freguesia, ao posto dos CTT, a algumas das Escolas do 1º.ciclo, à maior parte das Caixas Multibanco, entre outros. Até o simples acto de atravessar uma estrada pode ser um verdadeiro desafio para estas pessoas, já para não falar na dificuldade em encontrar emprego.
A nossa sociedade tem vindo a melhorar a este nível mas, na minha opinião, demasiado lentamente.
Estes cidadãos têm direitos, podem ser, muitas vezes, auto-suficientes e só precisam que deixemos de lado os preconceitos, ajudando-os a terem uma vida produtiva e igual a tantas outras.
Comemora-se hoje o Dia do Deficiente Físico.
Susana

3 comentários:

Anónimo disse...

As instituições públicas deveriam pensar mais na população deficiente, vejam o casa da telenovela Morangos com Açucar, onde existe um deficiente/aluno de uma escola que foi falar com a directora a pedir-lhe condições para se movimentar na mesma, a qual ela lhe respondeu afirmativamente. Não deveriam as instituições indicadas pela Susana fazer o mesmo?

Anónimo disse...

Que bela "lembradura" aquela dos morangos com açucar!!!! Ah! Ah! Ah!

Anónimo disse...

É de louvar que as telenovelas também se preocupem com bons exemplos e com um abrir de olhos da nossa sociedade.
Castro