2007/09/14

Nossa Senhora das Dores

Celebra-se amanhã, dia 15 de Setembro o Dia de Nossa Senhora das Dores, Padroeira do Mucifal.
Seguindo a tradição, haverá Missa na Igreja do Mucifal seguida de Procissão pelas principais ruas da povoação.


11 comentários:

Anónimo disse...

Tradição? Mas qual tradição? Tenho 35 anos e sempre me lembro de a procissão se realizar no 1º domingo da festa, que acontecia sempre no último fim de semana de Julho e acabava no 1º fim de semana de Agosto. Uma bela festa, provavelmente a melhor da nossa zona (pelo menos mtos de nós ainda a recordam assim, incluindo alguns dos chamados "veraneantes").
Só gostava que alguém me elucidasse quando começou esta tradição da procissão em Setembro, ainda para mais nocturna...

Agradeço desde já o(s) esclarecimento(s) que venha(s) a ser prestado(s)

Ana Domingos

Anónimo disse...

e eu. somos 2,eu tive o previlegio de estar em muitas festas do mucifal,mas começavam sempre no ultimo fim semana se julho,em que a procissão fazia parte dos festejos nessa semana,agora veem umas mentes iluminadas a dizer que é em setembro,só espero que com as mudanças do clima essas mentes não comecem a festejar o natal em agosto.
mucifalense

Anónimo disse...

O dia... dia... de Nossa Senhora das Dores é a 15 de Setembro e sempre houve uma comemoração religiosa neste dia. A Festa de Julho/Agosto é em honra de Nossa Senhora das Dores, e como pode ser comprovado, o Domingo da Festa não era o mesmo todos os anos, logo a Festa Pagã era feita nessa altura para poder chamar mais pessoas, visto ser em pleno verão.

Anónimo disse...

São duas coisas diferentes, uma é a festa pagã em honra de Nossa Senhora das Dores, em que era integrada uma procissão, e outra é o Dia do Santo. O dia de Nossa Senhora das Dores comemora-se a 15 de Setembro, e este é religioso.

Anónimo disse...

obrigado pelo esclarecimento

mucifalense

Anónimo disse...

Meus caros conterraneos não consigo perceber o porque de tanta polemica o que interessa é que foi feita uma procissão em honra de nossa senhora das dores. Mas tb lhes posso dizer no ano de 1985 não havia festa no nossa aldeia e um grupo de rapazes e raparigas jovens decidiram fazer a festa foi num fim de semana foi em setembro o dinheiro reverteu para a igreija.
No ano a seguir estes mesmos jovens fizeram a festa anual muitos foram criticados como eu mas trouxemos os trovante que eramos malucos não pensavamos e no final eramos os os maiores.por estas e por outras é que o mucifal não passa da cepa torta vejam o que se passa com a estatua do nosso José Fernandes toda a gente quer mandar e não se chega a lado nenhum

Anónimo disse...

Não questiono que o dia de Nossa Senhora das Dores seja a 15 de Setembro, como aliás podemos constatar numa breve pesquisa, só questiono a questão da tradição e ainda por cima nocturna (mas isso deve ser uma questão de modas, porque agora "usam-se" as procissões nocturnas, mas adiante...)
Agradecida pelos esclarecimentos.

Ana Domingos

Luantes disse...

ola
Nossa Senhora das Dores também é padroeira de Bogas de Baixo
cuja festa s e realiza sempre no primeiro fim de semana de agosto
Deveria ser essa tambem a antiga data da vossa festa
Bogas de Baixo sente s e muito bem tendo como padroeira esta santa
~visitem
um abraço do Antunes

Anónimo disse...

MEU caro visitei o vosso blog gostei continuem a divulgar as belezas da nossa terra em suma o nosso pais pobre mas muito lindo vamos divulgalo de norte asul sem pre que tenhamos um poco de vagar nas nossas vidas atribuladas pode ser que assim alguns endinheirados resolvão fazer férias cá dentro. convido a visitarem o meu blog VOZ DO GOULINHO se possivel considerar-me vosso amigo. Antonio

J.Roque disse...

Adorei fazer uma visita a este blog boa continuação!...

Anónimo disse...

voz do goulinho passei por aqui gosto de visitar amigos, um abraço