2008/11/16

Memórias da Nossa Terra

Em 16 de Novembro de 1947, o nº. 720/721 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia

Novo Pároco
Está de parabéns a Freguesia de Colares, pois tem actualmente à frente da sua igreja alguém cuja mocidade e grande valor intelectual e moral são a garantia do muito que poderá fazer pelos fiéis da nossa terra. Referíamo-nos ao Sr. revº. Abílio Lourenço, que tomou posse no dia 28 de Setembro e já conquistou numerosas simpatias pelo zelo, fino trato e dinâmica personalidade.
O novo pároco, mal se inteirou das mais urgentes necessidades da igreja, mandou concertar o telhado e projecta grandes melhoramentos. Dá catequese em Colares, Penedo, Mucifal, Almoçageme e Ulgueira.
Está ensaiando um numeroso grupo de senhoras e meninas a missa de Natal e sabemos que, apesar da falta de quem toque órgão, o conjunto está bastante afinado, o que revela o carinho com que tem sido orientado. No dia de Natal serão distribuídas lembranças pelas crianças da catequese.
Por tudo isto desejamos a permanência na nossa vila do revº. Abílio Lourenço, que é o mesmo que desejar as prosperidades da linda igreja da Freguesia e o conforto espiritual dos seus paroquianos.

Em 16 de Novembro de 1958, o nº. 1290 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia

Colares, uma das mais lindas e progressivas localidades do concelho de Sintra, esteve nos passados domingos, por motivo da celebração do 67º. Aniversário da fundação da sua Banda dos Bombeiros voluntários, organismo que é, sem favor, dos mais distintos da região e que ultimamente sob a direcção artística do seu maestro Sr. Miguel Gomes Anica, vem registada assinaláveis progressos.
O programa, aqui publicado, foi cumprido integralmente, dele constando uma romagem ao cemitério onde repousam alguns antigos filarmónicos e bombeiros; sessões culturais de cinema, apresentação da banda em visita cumprimentos às colectividades e autoridades locais, almoço de confraternização, concerto e sessão solene.
Este foi o acto mais brilhante das comemorações e teve início pelas 22 horas de domingo, dia 9, quando chegou à sede da simpática colectividade o Sr. Prof. Dr. Joaquim Fontes, ilustre presidente da Câmara Municipal de Sintra, que era acompanhado do conselheiro municipal Sr. Eduardo Frutuoso Gaio.
A Banda executou o seu hino, que foi ouvido religiosamente por toda a assistência que, no final distingui os executantes e os representantes do Município com uma calorosa salva de palmas.

Alguns Fundadores da Banda dos B.V. Colares, sentados: Antonio Pedro Pantana, Avelino Carvalho Pinto, Francisco Serôdio, Augusto Moreira, Paulo Luis Ferreira e Afonso Cordeiro Lopes. De pé: Julio José Mota, João Pedro Silva, Gil Tomé e Francisco de Araújo Sequeira.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Vitalino,
São já poucos os Colarenses que do Padre Abílio têm memória,mas ainda estão vivos alguns daqueles que mais de perto com ele privaram.
Para que se comprenda a importância do seu trabalho em Colares e o apego com que ficou a esta terra,basta citar alguns factos e testemunhos:
-Criou o grupo de Escuteiros, introduziu a J.O.C. e L.O.C. (Juventude e Liga Operárias Católicas), deu grande impulso à Catequese, priveligiando a formação de Catequistas;
-Conseguiu que cêrca de duas dezenas de casais, que viviam maritalmente ou apenas casados civilmente, contraíssem Matrimónio;
-Estabeleceu uma empatia tal que, ao ser nomeado para S. Martinho de Sintra ao fim de 5 anos, motivou um abaixo assinado para demover disso o Cardeal Patriarca;
-Na missa da despedida, o grupo coral que ele criara interrompeu um Cãntico que entoava, por não conseguir conter a emoção na hora do adeus;

O Padre Abílio Lourenço tem 87 anos de idade, está limitado pela sua saúde débil, mas bastante lúcido ainda para dar provas da grande afeição que nutre por Colares e suas gentes, como me demonstrou exibindo no seu peito um pequeno fio com Crucifixo de ouro, contendo a inscrição "Lembrança de Colares".
JAIME CORVO / Colares

Anónimo disse...

Só é pena a Câmara de Sintra já não dar tanta importância à Banda como já deu, com direito à presença do Presidente da Câmara e tudo, coisa que nunca vi desde à muito tempo...

Anónimo disse...

Eu não conheci o Padre Abilio (tenho 31 anos é claro que não), mas oiço muitas vezez falar dele, pois também deixou grandes em Santa Maria e São Miguel.
O meu sogro, que mora na Portela de Sintra, veio para Sintra pela mão do Padre Abilio e este é padrinho de baptismo do meu cunhado, agora com 42 anos de idade.
Sei que o Padre se encontra num "lar de Padres" em Lisboa e está previsto a minha familia, da parte do meu marido ir lá visitá-lo.
AnaMargarida