2011/11/05

Memórias da Nossa Terra

Em 6 de Novembro de 1955, o nº. 1.134 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

Colares
Centro Paroquial de S. José
Numa casa antiga, empoleirada na vetusta rua da Cruz, está desde domingo instalada uma obra que é um símbolo: o Centro Paroquial de S. José, destinado à mocidade de Colares, com vista à sua orientação e redenção. No mundo conturbado em que decorrem os nossos dias, é justo salientar 6todos os movimentos que tendam a melhorarem a vida dos nossos jovens. Naquela obra, que funcionará sob a égide do seu patrono - São José -, vai funcionar brevemente uma cantina escolar e só isto era digno do nosso inteiro aplauso. Depois, à noitinha, os rapazes mais crescidos encontrarão ali uma sala com mesa de «pingue-pongue» e outros jogos recreativos, além duma biblioteca com livros próprios para educar e corrigir os seus verdes anos. Além disso, o Sr. Prior projecta realizar, para esses rapazes, algumas palestras subordinadas ao tema «O que a sociedade espera de mim como homem». Mas também as raparigas não foram esquecidas e foi confiado a J.O.C. o seu caminho no Centro, onde ficará instalada a casa de trabalho dirigida pela Sra. D. Maria Luísa Rodrigues Caruna na qual se ensinará corte e costura, já possuindo também uma máquina de tricotar.
No domingo, fez-se a apresentação do Centro, tendo falado o Sr. Prior de Colares e o Sr. Prof. Eduardo Caires, em seu nome e em representação do Sr. José Gomes. A Banda de Colares compareceu, tocando na rua. Um gesto muito simpático, sendo depois os seus componentes convidados a visitar o Centro.
Os nossos votos sinceros de que aquela pequenina casa saia uma graciosa e útil obra.
Foi neste prédio que funcionou o Centro Paroquial de S.José


Noite de Almoçageme
Hoje, à noite, a operosa Comissão Pró - Fardamentos da simpática Sociedade Recreativa Musical de Almoçageme, continuando na sua louvável acção, realiza uma diversão dançante, no salão daquela colectividade, a qual terá inicio às 21 horas e será abrilhantada pela aplaudida orquestra Imperial – Jazz, de Colares.

Sem comentários: