2011/11/26

Memórias da Nossa Terra


Em 26 de Novembro de 1944, o nº.558 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.


De Colares
Pureza
“Causou geral agrado nesta vila, onde felizmente abundam os espíritos sãos e gratos, o simpático artigo de fundo publicado no «Jornal de Sintra» de 19 do corrente e no qual se fala no nome sempre lembrado do Sr. Dr. António Brandão de Vasconcelos e se exaltam as virtudes de dois venerados homens de bem, infelizmente também já desaparecidos do numero dos vivos, José Maria de Oliveira e António da Silva Pinto de Magalhães.
Se o primeiro vive ainda no coração dos colarenses que sobejamente conheciam a sua bondade alma e recorriam aos seus conselhos, o segundo, vivendo em mais afastado âmbito e local, só agora se impões à admiração de todos nós por um gesto de tão grande e inestimável valor que nunca será demais exaltar: a sua doação à Junta de Freguesia de Colares da valiosa biblioteca que possuía.
Nesta altura, em que Colares atravessam período de renovação, em que os problemas da instrução, educação e recreio espiritual ocupam o primeiro lugar, o testamento de António Pinto de Magalhães vem ajudar em grande parte a preencher uma lacuna: a criação de uma biblioteca pública, que há muito ocupa o pensamento de bastantes colarenses.
Sabemos que a Junta de Freguesia está preparando condignamente uma das suas salas para receber o importante legado que está sendo aguardado com grande interesse por parte de todo o povo de Colares.”
Repórter Colarense
     

1 comentário:

Nuno Saraiva disse...

Ainda existe essa biblioteca?

NS