2006/11/11

Curiosidades

Em 11 de Novembro de 1956, o nº. 1.186 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.








"ALMOÇAGEME – Capela - Foi colocada na capela desta localidade um «nicho das almas», feito em azulejos, representando Nossa Senhora do Carmo e as alminhas. O reverendo pároco da Freguesia de Colares procedeu à sua benção no passado dia 2, Dia de Finados, perante muita assistência".


COLARES – Em Nome do Progresso? – Uma classe popular, honesta e cuja falta se faz sentir acaba de desaparecer de Colares: a das simpáticas leiteiras, aquelas diligentes criaturas que duas vezes no dia calcorreavam, as íngremes ladeiras da nossa terra para nos trazerem, acabadinho de mungir, leite puro das suas vaquinhas bem tratadas. Era vê-las, ligeiras e contentes, as blusas muito lavadas, os aventais bem esticados, os cabelos muito presos, o aspecto sadio de gente do campo, sem pretensões a outra coisa que não seja viver com a cara a descoberto. Nunca, ao que nos consta, roubaram um dedal de leite ou misturaram água no precioso líquido.
Pois esta classe, modesta e prestável, acaba de ser engolida pelo progresso, representada por um camião e uma furgoneta, deslumbrante na sua cor creme, que nós vemos passar na estrada de vez em quando. Primeiro uma, outra depois, por fim a ultima, as pobres leiteiras foram deixando a venda, que já não lhes dava interesse algum.
E agora, nós, consumidores, temos que ir à leitaria ou esperar ao frio que passem os almejados carros deslumbrantes cor creme.
Será isto de facto progresso?!

Cara D'Anjo

Sem comentários: