2012/02/04

Memórias da Nossa Terra

Em 5 de Fevereiro de 1956, o nº1.146 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

Almoçageme
Homenagem
Promovida pelos executantes da Banda, de colaboração com a Comissão Pró-Fardamento e da direcção, foi prestada homenagem no domingo, 29 de Janeiro, ao regente Sr. José Alfredo Dias, pelos relevantes serviços prestados em prol da colectividade.
Abriu a sessão de homenagem o Sr. José Ferreira de Sousa, usando da palavra o executante Sr. Francisco de Jesus Nunes, que, depois de enaltecer as qualidades do homenageado e o muito que a banda lhe deve, rogou a sua comparência no palco, pedindo-lhe licença para, em nome dos seus colegas de banda, lhe entregar uma linda cigarreira como simples recordação. A direcção e a comissão convidaram o presidente-honorário da colectividade, Sr. José Gomes da Silva, a descerrar a fotografia do homenageado, acto que foi muito ovacionado, ouvindo-se, nessa altura, o hino da Sociedade.
Depois do maestro ter agradecido, procedeu-se à entrega de distintivos a todos os filarmónicos com mais de 10 anos de serviço.
Assim terminou esta interessante homenagem ao Sr. José Dias, que desde a hora em que tomou conta da banda, numa altura em que se encontrava um pouco «adormecida», com o seu saber e paciência soube eleva-la ao ponto que hoje se encontra.
Aos que promoveram tal homenagem, Jornal de Sintra felicita vivamente, pois reconheceram com o seu gesto o bem que o maestro tem feito para o progresso da colectividade.  
 
José Ferreira de Sousa, foi quem abriu a sessão de homenagem 
Foto retirada do Livro
Cem Anos de Vida e Hístória da
Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme

 
Bombeiros
Serviços prestados pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme - 6ª. Secção durante o ano de 1955:
Incêndios 10; inundações 1; desastre em poços 1; transportes de doentes 23; piquetes a casa de espectáculos 15; exercícios 35; e formaturas e representações 10.
Celestino Garcia
 
Alguns dos bombeiros que faziam parte do corpo de Bombeiros de Almoçageme da época (1955)
Foto retirada do Livro
Cem Anos ao Serviço da Comunidade
(Maria Teresa Caetano)

Sem comentários: