2006/12/22

Dê a Volta ao Mundo do Natal (II)


(...continuação)

Parte II
Austrália
O Natal Australiano é celebrado com temperaturas médias de 30ºC, o que torna as celebrações bastante diferentes das levadas a cabo no hemisfério norte. É frequente celebrar nas praias, fazer piqueniques no campo, ou qualquer outra actividade ao ar livre. Os Cânticos à Luz das Velas, tradição iniciada em 1937, consistem na reunião de milhares de pessoas nas ruas de Melbourne para entoar cânticos de Natal. Milhares de velas acendem-se por todo o lado. A árvore de Natal dos australianos é diferente de todas as outras, uma vez que se trata de um arbusto nativo com pequenas folhas e flores encarnadas.
Grécia
A lenda do Pai Natal tem origem em São Nicolau, patrono dos marinheiros. Como tal, para os Gregos - povo intimamente ligado ao mar, o Natal reveste-se de uma importância extrema, sendo apenas superado pela Páscoa. Na véspera de Natal as crianças Gregas percorrem as ruas entoando cânticos - as Kalanda, e como recompensa recebem doces e frutos secos. Fundem-se os ritos cristãos e pagãos: não há árvore de Natal, mas em vez disso os gregos usam um recipiente de madeira (cheio de água) suspenso onde é pendurado um raminho de manjericão enrolado à volta de uma cruz de madeira. Apenas a 1 de Janeiro tem lugar a troca de prendas no Natal grego.
Holanda
S. Nicolau (o santo que deu origem à lenda do Pai Natal) é conhecido entre os holandeses como Sinterklaas. Para as crianças holandesas, Sinterklaas parte de Espanha no dia 5 de Dezembro e ruma até suas casas As crianças enchem os sapatos de feno e açúcar para o cavalo de Sinterklaas e dele recebem em troca prendas, doces e frutos secos. Em certas aldeias holandesas são usados cornos de animais como instrumentos de sopro para afastar os maus espíritos e anunciar a vinda de Cristo.
Índia
Por altura do Natal os cristãos indianos decoram as mangueiras e as bananeiras e as suas casas com as folhas destas árvores. Em determinadas localidades são usadas lamparinas de óleo como acessórios decorativos natalícios. É um Natal exótico, mas rigoroso em termos de respeito pelos rituais sagrados, pelo que tem lugar um extenso jejum.
Iraque
Na véspera de Natal os cristãos iraquianos reúnem-se em família e uma das crianças lê em voz alta a história do nascimento de Jesus, enquanto que os restantes elementos da família escutam, segurando velas. Depois das leituras acende-se a lareira. Quando o fogo se apaga todos devem saltar três vezes sobre as cinzas e pedir um desejo.

1 comentário:

Anónimo disse...

É muito interessante saber mais sobre outros povos, parabéns pela ideia.
Castro