2006/12/17

Curiosidades




Em 17 de Dezembro de 1944, o nº. 561 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

Carreiras para Almoçageme

"A Cooperativa Lisbonense de Chauffeurs requereu licença para explorar uma carreira de passageiros entre Sintra (Estação), Ribeira de Sintra, Galamares, Colares e Almoçageme, facilitando assim, a deslocação a esta última localidade concelhia e desta a Sintra".

Cara D'Anjo

7 comentários:

Anónimo disse...

O autocarro da foto é um VULCAN, adquirido em 1951 pela Companhia Sintra-Atlântico, com registo de 21 de Agosto desse ano. Tinha sido importado de Inglaterra pelo Stand Moderno em 1949. Possuia uma lotação de 31 lugares. Foi abatido para a sucata em 1975. Esta foto foi tirada na Estação de Sintra em Setembro de 1963 pelo cidadão inglês Andrew Jonhson.

Anónimo disse...

Qual é o papel da Árvore de Natal no meio deste assunto ?

Anónimo disse...

As meus pedidos de deculpas ao Sr Vitalino mas uma peergunta:
A transcrição da noticia é integral?
Pois dá-se o caso de existir uma gralha "....facilitando assim, a deslocação a "besta" ultima localidade concelhia e "desta" a Sintra"


AP

Anónimo disse...

Mais, acerca deste autocarro, acrescento:
Tenho em poder da Familia uma foto de mesus Avós Maternos (Minha Avó Materna faleceu aos 107 anos de idade tendo vivido em três (3) séculos - 19, 20 e 21) aquando uma das unicas saídas da região de Colares numa excursão numa (não sei onde) destas "camionetas da carreira".

Também estas "carreiras" fizeram serviço, complementando os "eléctricos" entre a Praia das Maçãs e as Azenhas do Mar (isto tempo enque as carreiras dos eléctricos ainda eram de Sintra(estação) e Azenhas do Mar.

P Domingos

Vitalino Cara D'Anjo disse...

Os meus agradecimentos ao visitante AP, palavra já foi corrigida.
Cara D'Anjo

Anónimo disse...

Não tem o sr Vitalino de agradecer, alem de tudo eu pensei que a gralha seria do Jornal!
Abraço

AP

Anónimo disse...

Tem toda a razão o sr. P. Domingos. Quando em 1955 os carros eléctricos deixaram de ir às Azenhas do Mar, a Sintra Atlântico colocou quasi sempre um destes autocarros (tinha dois Vulcan's) a fazer o percurso entre a Praia e as Azenhas. 7 anos depois ainda por lá andavam, o que motivou o protesto dos moradores das Azenhas contra o mau estado do autocarro.
Já agora, tendo eu sido um dos autores do livro do centenário dos eléctricos de Sintra editado em 2004 pela CMS e estando a juntar elementos para fazer a história da Sintra-Atlântico estou à procura de fotos de autocarros da Sintra-Atlântico. Já tenho quasi todas matriculas e elementos desde o primeiro autocarro da SA (um Mercedes). Caso alguém queira ceder alguma cópia de alguma foto poderá contactar-me pelo mail val_alves@sapo.pt.
Obrigado
Valdemar Alves