2007/04/06

Boa Páscoa

Por estarmos a entrar na época da Páscoa julgámos interessante aqui deixar algumas curiosidades sobre os símbolos mais apreciados pelas crianças, como são o coelhinho da Páscoa e os ovos de chocolate :

- A festa tradicional da Páscoa associa a imagem do coelho a um símbolo de fertilidade. No antigo Egipto, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. O mais importante é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem.


- A tradição de presentear com ovos - de verdade - é muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes da Era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.
Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.
Mas os ovos não eram para ser comidos, eram apenas um presente que simbolizava o início da vida.
Os cristãos apropriaram-se da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorniz) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.
Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súbditos na Páscoa, com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas.
Agradeça aos confeiteiros franceses pelo ovo que come na Páscoa hoje ser feito de chocolate, caso contrário, você ganharia um belíssimo ovo de galinha para celebrar a data.



Mais uma vez aqui deixamos votos para que celebre esta época com muita paz, saúde e a companhia de toda a família.

Susana e Cara D'Anjo

Sem comentários: