2007/01/27

Curiosidades

Em 27 de Janeiro de 1946, o nº. 621 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.
ALBERTO TOTA
Romagem de simpatia, de amizade e de gartidão às Azenhas do Mar
"Na passada terça feira, a casa deste nosso querido amigo e ilustre redactor-principal esteve em festa.Comemorava-se o 64º. aniversário natalício do chefe da família e esse facto não esquece nunca aos seus amigos, quer eles sejam da região, quer de fora dela.
Expontaneamente, logo pela manhã, a "Vivenda Rafaela", portões e portas abertas de par-em-par, começou a receber visitas amigas das redondezas saloias, de Sintra, de Lisboa, etc. E assim foi sempre, durante todo o dia.
As dispensas fartas levaram cresta, facto que só a alegria proporcionou aos simpáticos donos da casa e seus dignos familiares. O dia de anos de Alberto Tota - é da tradição - tornou-se em dia de festa para a grande maioria do povo das Azenhas do Mar e suas redondezas. Param muitos braços nos campos e nas oficinas - para irem abraçar Alberto Tota em amisade em respeito e gratidão.
...o que prova indesmentivelmente, a sua inconfudível personalidade pessoal e "política" no nosso meio que muito lhe quer - e que muito lhe deve.
Orgulha-nos afirmar estas duras, e honrosas verdades, aliás filhas de, factos atestados por multiplas e inteligentes actividades de Alberto Tota, postas sempre ao serviço da região e do povo, que tem nele o seu melhor e desinteressado amigo e protector.
Inegável. As obras erguidas e a funcionar, lá para as bandas de Colares, são prova cabal das nossas afirmações.
Só os parvos e os céticos, só os invejosos e os cegos não querm ver que é assim.
De resto êsses não contam"...

Vivenda Rafaela (Azenhas do Mar)

Cara D'Anjo

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez um memurial a Alberto ota, benfeitor e homen de ideias largas para a nossa região.

Passados três anos e vinte cinco dias desta noticia, nascia este (que está postando) o qual perfaz este ano da graça de 2007, neste mesmo dia trinta e três anos que chegou a Lisboa vindo de uma comissão militar em Angola, decorridos 86 dias eclodiu o 25 de Abril de 1974.

Felicitações a todos os homens (e Mulheres) bons deste Pais.

PD