2007/01/17

Jardim ???

Quem conhece a zona da Várzea de Colares, sabe que esta é o “centro da freguesia de Colares”. Ali se cruzam as estradas principais, quer para a zona das Praias quer para Cascais.
Bem no centro da Várzea de Colares encontramos um espaço que, perante a diversidade possível de utilizações, ficamos sem saber muito bem como o classificar.
É um jardim! Mas não tem flores, apenas alguns arbustos raquíticos.
É um parque de merendas! Mas apenas tem 2 mesas de pedra muito desconfortáveis e sem quaisquer condições para esse efeito.
É um parque infantil! Mas apenas tem um velho aparelho de diversão, sem qualquer vedação e sem chão próprio para o efeito.
A juntar a tudo isto, este parque faz fronteira com o principal rio da freguesia, sem possuir uma vedação segura, e tem no seu subsolo os depósitos de combustíveis do posto de abastecimento da BP.
Apelamos aos senhores autarcas que pensem em dar uma outra dignidade a este espaço, já que o mesmo é bastante utilizado por muitas pessoas, principalmente ao fim de semana.

Susana

18 comentários:

Anónimo disse...

o que acham que aquele espaço deve ser: um jardim?,um parque de merendas?,um parque infantil?um deposito,de depositos de combustiveis?um parque de estacionamento?,uma feirinha?um espaço de exposições?,uma zona de desportos radicais?,um borboletário?um parque para aves? etc.etc.é um espaço com um potencial muito grande,para mais ligado ao rio.
espero ter dado, alguma sugestões para remodelção do espaço.
obs-qual a opinião da sra. susana,para aquele espaço?
colarense

Anónimo disse...

Pelas fotos atestamos até o estado de limpeza d mesmo (lmpeza, neste caso quer dizer, mais abandono porque até um ramo, de uma arvore, que caiu para cima de um dos contentores da area de serviço da bomba da BP ainda continua lá hà meses.
Realmente tenho visto um funcionário da JFColares (ou será JF da Corda, face ás muitas cordas que está a semear pela freguesia! - eu até não desgosto da corda! - foi só um aparte a talhe de foice) a varrer o mesmo espaço mas como o espaço não deve ser todo do dominio publico e a bomba tem estado encerrada, logo se vê!
Mas será que o mesmo funcionário pertence também aos serviços de limpeza/cantoneiros da CMSintra?
Já vai longo aqui ficam as imagens e os comentários - este e outros que hão-de aparecer.

Anónimo disse...

Concordo com as observações da notícia e digo mais, com tantos chafarizes e fontanários lindíssimos espalhados por toda a nossa freguesia, logo por azar, neste parque/jardim o que existe é uma torneira rodeada de azulejos estilo casa de banho, que em nada engrandece o espaço.

Anónimo disse...

Acho que este espaço tem potencialidades para qualquer das utilizações aqui mencionadas,desde que tenha dignidade e seja para o bem da população.
Tal como disse, esta é a "cara da freguesia" e acho que merecia uma intervenção a fundo.

Anónimo disse...

sr. anonimo,acha que deve ser a junta,a tirar o pau de cima do contentor,visto aquele espaço ser de um particular?
é que se for,eu tenho umas madeiras e troncos em casa para tirar,e peço aos srs. da junta ou camara....que acha,não é má ideia,depois de uma ideia tão iluminada e brilhante como a sua..
-sou eu

Anónimo disse...

Pode ser que seja no fututo ... pois no presente e no passado (desde mais ou menos Dezembro de 2005) a "cara da freguesia" é na Praia das Maçãs......o que no meu entender também o merece, visto a referida terra nos últimos anos ter estado um pouco esquecida por parte da Autarquia Local

Anónimo disse...

A Susana não tem por acaso (ou alguém proximo)uma foto da Varzea de Colares (que podesse pôr aqui) do tempo (pelo menos nos ultimos anos da decada de 50 do século passado) em que havia um pavilhão em madeira (estilo Belle epoque) mais ou menos de area semelhante ao edificio (antigo) do turismo, (hoje uma qualquer agencia de energia de Sintra, sabe-se lá o que se passa dentro...HORRIBILIS!!!!s´se vê gente lá dentro mas não se vê entrar nem sair, será que há algum tunel para o Castelo dos Mouros?????)mais coisa menos coisa onde se vendiam "pirolitos" e se alugavam os barcos da Varzea.
Eu por acaso não tenho mas já vi.

E já havia a Bomba (era da antecessora da Mobil - ou pelo menos com outro visual).

P Domingos

Anónimo disse...

Sr: sou eu (anonimo como qualquer outro) gostaria de saber quem é o sr para lhe oferecer uma inscrição na educação para adultos pois o sr não sabe ler mesmo!!
Porque aqui ninguem disse que deveia ser a Junta de Freguesia de Colaresa tirar de lá o ramo (ou tronco) mas..também não lhes ficava nada mal.

Anónimo disse...

A Várzea é "apenas" o cartão de visita de Colares. Ponto de referência, zona central onde se cruzam residentes e visitantes. Há muitos anos, tinha uma vida própria. Era ponto de paragem quase obrigatório. O parque infantil e os cafés convidavam a uma breve paragem, a que muitos não resistiam. Hoje, o antigo parque infantil, mesmo em frente à Junta e à GNR, não passa de um espaço árido, com uma estrutura gasta, de uma insegurança atroz. Se queremos levar os nossos filhos a um parque infantil, temos que nos deslocar até à Praia das Maçãs (além de ser mais longe, tem outros custos) porque os antigos parques infantis foram literalmente aniquilados (Várzea e Mucifal) e não foram criadas alternativas.
O "parque" é a cara de Colares. Custa-me muito ver ao ponto a que a degradação chegou, e gostaría muito que alguém responsável nos informasse até quando se manterá esta triste imagem de boas vindas da nossa freguesia.

Maria João

Anónimo disse...

sra. maria joão
gostei imenso de ler o que escreveu sobre aquela zona,mas estou em crer que este executivo da junta,será capaz de tratar daquele espaço com dignidade,penso que por o que tenho visto,ainda não chegaram mas vão fazer uma intervenção de fundo, naquele espaço,que é de todos nós.
obs:(tambem me posso enganar,mas espero que não)

sou eu

Anónimo disse...

Ó "sou eu=Pedro Filipe", se está tão bem informado que a Junta vai fazer uma intervenção de fundo no jardim da Várzea, pode ao menos informar se ainda é dentro deste mandato?
Obrigado
It's me

Anónimo disse...

Chamem-lhe "cara", "cartão de visita" ou outra coisa qualquer, o que é certo é que a Várzea de Colares tem estado muito esquecida.
Esperemos realmente que já haja um projecto para este espaço e que o mesmo venha oferecer algo de bom aos moradores e visitantes de Colares. Esperemos que não se torne apenas um espaço bonito, mas sem grande utilidade (como acho ser o caso do Largo do Mucifal).
Castro

Anónimo disse...

bom dia ou boa tarde,

Não serve de nada andarem a criticarem este e aquele.pois à 18anos atàs estava na mesma.ou ainda pior.deixei Colares à 18anos e esse jardim encontrava-se jà nesse estado.
a culpa é de todos ?!!!

Anónimo disse...

Então "sou eu=Pedro Filipe", não responde ao pedido de esclarecimento que lhe fiz, sobre se o arranjo do jardim da Várzea ainda será neste mandato?
Não é nada de mais este pedido, uma vez que está bem informado, e circula "nas áreas de decisão".
Obrigado.
It's me

Anónimo disse...

Caro(a) Sr(a) Emigrante,
Se bem reparou, nem todos temos criticado ninguém em especial. De facto, desde há vários anos que a Várzea vem sendo esquecida, pelo que a degradação se vai acentuando. A diferença é que agora temos um espaço (este blog) onde podemos deixar as nossas opiniões/ sugestões e tecer os nossos comentários sobre os assuntos apresentados sobre a freguesia.
Desejamos que o que aqui escrevemos seja útil aos executivos no melhor desempenho das suas funções.
Quanto a mim, o caso da Várzea toca-me especialmente porque é aqui que resido e é triste ver ao ponto a que chegámos. Se vão proceder, de facto, a uma intervenção (e no estado em que está, só mesmo de fundo), tanto melhor.
Maria João

Anónimo disse...

sou eu,=pedro filipe?
quem escreveu isso,esta muito mal informado,ou esta para atingir alguem que nao sou eu.
eu sou uma sra.que vive na regiao ha muitos anos.
mas para nao fazer confusao eu posso passar por anonima.

sou eu. ahahah

Anónimo disse...

Pensas que me convences com essa?
Muito prazer em saber que existe a sra. "sou eu"..........
It's me

Anónimo disse...

Rita Afonso
Apesar de já não morar na Varzea de Colares passo aqui os meus fins de semana, e agora com um bebe gostaria de ver o Parque da Varzea arranjado. Foram muitas as tardes passadas naquele lugar, e gostaria de passar ainda muitas mais. Peço a quem de direito que o arranje e transforme o Parque da Varzea num sitio onde toda a familia pode passar momentos agradaveis.

Obrigado ao Sr. Vitalino por nos dar um espaço onde podemos dar a nossa opinião sobre a nossa terra.