Chega o turista com a família, estaciona o veículo e começa a descarregar a bagagem, mesas, sacos com pratos e talheres, bebidas com fartura (porque o calor aperta), vegetais e legumes como manda a tradição numa boa salada, saco com carvão e a bela sardinha da costa. Arma todo o "estaminé", acende a fogueira, e há que começar a assar as sardinhas porque o apetite já é bastante.
Tudo isto seria tipicamente português se não se passasse em plena Praia das Maçãs num Domingo de Agosto.
Tudo isto seria tipicamente português se não se passasse em plena Praia das Maçãs num Domingo de Agosto.
Meus amigos, com tanto pinhal por aí vejam lá se para a próxima fazem uma sardinhada mais tradicional.
Cara D'Anjo
8 comentários:
Só falta um arrozinho de tomate a acompanhar as sardinhas asssadas! Para quem gosta de saber como eram as coisas em tempos ainda mais pictorescos, sugere-se a leitura de “AS PRAIAS DE PORTUGAL - GUIA DO BANHISTA E DO VIAJANTE”, de Ramalho Ortigão (1876).
Ao contrário do que diz o Sr.Cara d'Anjo, ainda bem que esta família típica, não foi assentar arraiais num pinhal qualquer... Eram capazes de pegar fogo ao pinhal, assim ao menos a areia não pega fogo !!! Quando é que esta família portuguesa entra para a União Europeia ? Hão-de vir alguns que defenderão, que a liberdade serve para que cada um faça o que lhe dê na real gana... Mas não, não é assim. E o respeito pelos outros, onde está a preservação do que é de todos? Quando chega aí, fazem-nos um manguito! Tenho esperanças que os netos de gente tão retrógrada, hão-de ter vergonha dos seus ascendentes, se um dia alguém lhes contar esta façanha.
Da Maria e do Manel Saloio.
Vitalino, bom dia!!!
Adoro ler o seu blog, porque assim fico conhecendo mais sobre seus costumes, sua cultura.
Beijos com carinho
Lucimar
Vitalino, seu blog está a cada dia mais bonito, a cada dia uma nova informação, o que adoro porque assim vou aprendendo mais sobre seu país e sobre sua cultura e seus gosto.
Com muito carinho
Lucimar
Boa, agora fica a "nossa amiga" brasileira a pensar que todos os portugueses vão para a praia assar sardinhas. Talvez a moda pegue e passemos a ver qualquer dia uma sardinhada em pleno "calçadão".
Foi um espectáculo digno de se ver e eu vi-o. Um mergulhito seguido de um copito de vinho e de uma bela sardinha.
isso só quer dizer que alguns comentadores não estão muito identificados com a praia maçãs.
1ºsempre ouvi dizer que a p maçãs era a praia do farnel da perna de galinha,do garrafão,é evidente que os hábitos mudaram,e só um caso pontual é que preserva a tradição,mas tambem lhes digo é melhor fazer e comer uma sardinhas que pizas,hamburguer,comida de plastico,é que os que teem mania que são finos e quéques,se veem a comer sardinhas ou frango e a tomar um copo de vinho é SALOIO mas se comerem uma fatia de piza e uma cocacola,já é vulgar.
deixem-se de perconceitos,e manias e sejam iguais a vós próprios.
bem hajam
txio
Preconceitos e manias, não. Há pessoas que não evoluiram no tempo e isso, apesar de não termos nada a ver com isso, acho que entristece qualquer um. Uma coisa é um dia de praia, com "farnel" saudável e adaptado ao local, outra é um "piquenique" que tem hora e local.
Enviar um comentário