2006/08/04

Esteve em Vias de Acontecer a Maior Tragédia de Sempre na Praia das Maçãs

Esta tarde pelas 16 horas, graças à rápida intervenção dos Nadadores Salvadores, de populares, B.V. de Colares, B.V. de Almoçageme, G.N.R. de Colares e mais tarde de várias corporações do Concelho, foi evitada o que poderia ter sido uma situação de “pandemónio”. Tudo começou quando um grupo de jovens resolveu, contra a indicação do Nadador Salvador, tomar banho. A inexperiência e a falta de conhecimento do mar, levo-os a cair num traiçoeiro e perigoso “agueiro”. O pânico rapidamente se instalou no grupo e o afogamento era iminente. Foi a pronta ajuda dos Nadadores Salvadores e de vários populares que evitou o pior. Rapidamente começaram a surgir as equipas de socorro vindas de quase toda a parte do Concelho. A oito banhistas foi-lhes dado os primeiros socorros na Praia, sendo depois evacuados de maca para as ambulâncias e transportados para o hospital, a outros dois que inspiravam menos cuidados, foi-lhes dada assistência nas ambulâncias.
Quero aqui salientar a forma rápida e eficaz com que surgiram, de todo o lado, equipas de socorro. Tudo funcionou de forma impecavelmente bem coordenada.
Cara D’Anjo








No Rosto desta jovem "Bombeira" é bem visível a satisfação do dever cumprido.

21 comentários:

Anónimo disse...

Os boatos são lixados...
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=238581

pedro macieira disse...

Não havendo fatais consequência desta irresponsável atitude, quero dar os parabéns pela oportunidade da reportagem. Desta vez é caso para dizer que "o fotógrafo estava lá..."

Anónimo disse...

Vi o Diário digital e como é possível dizerem que são 5. Se repararem bem só macas diferentes são oito.Afinal a nossa informação Caseira é bem mais valiosa...
Parabens ao Autor, já vi ganharem prémios por menos.
M.B.

Anónimo disse...

Sempre em cima do acontecimento, hã?
Felizmente não houve consequências graves desta situação. É bom salientar, como diz o Vitalino, a pronta actuação dos meios de socorro, que pelos vistos, quando são necessários fazem um bom trabalho.

Anónimo disse...

Já que não houve consequências graves, parabéns a quem cumpriu o seu dever e a quem ajudou.
Pode ser que um susto deste ensine a esta malta nova que o mar é um amigo traiçoeiro.
C.F.

Anónimo disse...

Senhor Cara d'Anjo, obrigado, porque apesar de quase uma tragédia, o senhor soube captar um momento de ternura. A ultima foto ficava bem em qualquer capa de revista seja ele qual fosse. Numa a expressão de satisfação total de dever cumprido, a outra se repararem bem parece dizer, Obrigado a todos fui salva...
Maria Dias

Anónimo disse...

Felicitações pelos momentos de informação registados,com o alívio de nada de maior ter ocorrido.E a última foto merece o world press photo.A comunidade blogueira ganha dimensão cultural e informativa!

Anónimo disse...

Este blogue começa a assumir-se como um verdadeiro serviço público, informando, neste caso, dos perigos que o mar esconde. Continuem o vosso excelente trabalho de informação. Um abraço!

Anónimo disse...

Depois de analisar bem as fotos daquilo que poderia ser ter sido uma tragédia,
reparei num pormenor no que diz respeito ao transportadores das macas.
Bombeiros de várias corporações e populares tudo à mistura. Chego à conclusão que quando é preciso a solidariedade funciona mesmo. Hoje à tarde isso ficou provado.
Parabéns a todos quantos tiveram envolvidos.
Mas...Aquela última foto está de arrasar. È mesmo uma ternura, parabéns mocinha esse teu sorriso deve ter aquecido o Coração abalado da outra mocinha.
Joca

Anónimo disse...

ah pois é não é para qualquer um...bem que dia de praia mais louco...bem foi mesmo de mais...11 salvamentos em apenas um dia é mesmo de mais...bem vitalino vais ter de pagar direitos de autor pela foto hã?...beijos mt mt grandes da tua estrelinha (sabes quem sou não é?)

Anónimo disse...

Sr. Cara D'Anjo,
gostaria de lhe perguntar o seguinte:
-> Que bandeira o senhor viu na praia? Porque não lhe tirou uma foto? É que a bandeira estava amarela e os banhistas estavam na zona de banhos. Caso contrário o nadador era OBRIGADO a tirá-los de lá. Mais: Se gosta de estar tão informado tente informar-se nas entidades competentes qual a bandeira que estava hasteada na altura. É que para os nadadores é muito fácil dizer que era a vermelha pois não convinha ter cota de responsabilidade.
-> Os monitores tinham idades entre os 17-30. As crianças envolvidas entre os 12-14.
Por fim dizer-lhe que tirar fotos é fácil!

Anónimo disse...

Senhor anónimo, Você não passa de um cobardolas, porque escondendo-se atrás dessa capa, vem para aqui por em causa tudo e todos. Possívelmente é um desse meninos do papá que que nunca fizeram nada na vida e quando vão para a Praia armam-se em capeões. Se realmente está assim tão informado porque não dá a cara? é mais fácil apontar no escuro.Como vê o autor do blog tem um pouco mais de caracter do que você seu cobardolas, mesmo assim publicou a sua estupidez.
Maria Dias

Anónimo disse...

O Gajo possívelmente deve é ter culpas no Cartório para vir para aqui arranjar desculpas.Estou certo ou errado?
Joca

Anónimo disse...

O Joca é bem capaz de ter razão. O paleio do Papagio anónimo faz levantar montes de suspeitas. Hummm!... aí tem coisa.
Zé Cusca

Anónimo disse...

Realmente a bandeira estava amarela na altura do acontecimento, Coincidencia ou não é q depois deste acontecimento, a praia passou a ser vigiada por 2 nadadores salvadores e um vigia...Tera sido coincidencia ou finalmente o concessionario olhou para o calendario e viu q estava em Agosto... Mês de grande afluencia aquela praia, e q so um com nadador salvador era capaz de não dar conta do recado.

Zé Alberto

Anónimo disse...

por acaso já observei um nadador salvador a fazer surf em horas de expediente...

Anónimo disse...

Mas que raio de conversa...
Estão preocupados com a cor da bandeira?
Eu estou é preocupado com a lei que impoe multas aos banhistas que não respeitem a côr da bandeira. Multas essas que nunca vi serem aplicadas.
Com tanta gente na praia e ninguem viu a côr da bandeira? Desculpem lá mas é muito estranho.
Pior! Ninguem sabe quem responsabilizar pelo incidente.
Ainda se o Santana andasse por cá, já tinhamos um bode espiatório, mas o desgraçado já foi corrido.
Bom...
Quer dizer...
Podemos sempre afirmar que no tempo dele o governo não destacou policias ao estilo ESCOLA SEGURA que se poderiam ter chamado PRAIA SEGURA.
È isso!
A culpa é do Santana!
E do Portas tambem, que era amigo dele!
E já agora dos israelitas! Sim, porque se a guerra tivesse começado mais cedo, as pessoas estavam entretidas a ver televisão e não estavam na praia!
Tão a ver? O imbróglio está resolvido, e já não é preciso saber qual a côr da bandeira.
Mas mesmo assim acho que era castanha ás riscas.

Anónimo disse...

Marta:
Um nadador salvador que estava na praia de Cascais junto ao Amarelinha foi destacado para a Praia Grande de castigo...por estar a fazer pesca submarina durante as horas de serviço numa prancha de surf.
Quem me garantiu isso foi um lojista da zona antes destes trágicos acontecimentos.

Anónimo disse...

Caro Vitalino parabéns pelo trabalho que fizeste.
Parece que desta vez os bombeiros não chegaram atrasados como sempre a culpa é dos bombeiros mas ainda bem que correu tudo bem.

Anónimo disse...

Caros amigos, vou aproveitar está oportunidade para elogiar a actuação dos diversos intervenientes envolvidas, na situação, sim eu estive no local no dia e hora em que tudo aconteceu.
- OS NADADORES SALVADORES, DA PRAIA DAS MAÇÃS SÃO PESSOAS MUITO PROFISSIONAIS E COMPETENTES NO QUAL DESEMPENHAM A SUA FUNÇÃO COM DIGNIDADE;
- EXITEM MUITAS COLÓNIAS DE FÉRIAS, EM QUE OS MONITORES TEM IDADES COMPREENDIDAS ENTRE 16 E 18 ANOS. NOS PORTUGUESES É QUE SÓ LAMENTAMOS QUANDO EXITEM SITUAÇÕES DESTA NATUREZA;
- MAIS UMA VEZ, OS NOSSOS SOLDADOS DA PAZ ESTIVERAM NO SEU MELHOR DEMOSTRANDO QUE SEMPRE QUE SÃO SOLICITADOS ESTÃO DEVIDAMENTE ORGANIZADOS E QUE TODO O SISTEMA FUNCIONA NA PERFEIÇÃO. A ELES OS MEUS PARABÉNS;
B.V.COLARES-B.V.ALMOÇAGEME-B.V.SINTRA-B.V.MONTELAVAR-B.V.CASCAIS-B.V.SÃO PEDRO-B.V.QUELUZ-INEM, E OUTRAS ENTIDADES.
Uma nota final, pena tenho eu de o Sr. das fotos não ter estado praia das maçãs no fim de semana de 12 e 13 de Agosto, para poder registar a vergonha que foi quando os nadadores salvadores da praia das maçãs, tentavam impedir um grupo de jovens embriagados de entrar na água, tendo como desfecho final tentativa de agressões aos nadadores salvadores, acabando por serem levados para o posto da G.N.R. de Colares.
MIGUEL.

Anónimo disse...

Bem ninguem fala na importância de se ter salva uma vida e penso que todos nós nos devemos perguntar se podemos salvar essa vida q esta junto de nós.Eu estava la e fui uma das pessoas q trabalhou para a recuperação destes jovens, era uma pessoa que ia passar e resolvi dar o meu melhor para q a tragédia não tivesse tristes noticias, consegui que um jovem fosse salvo. Obrigado a esse jovem Luis uq eme ensinou que tem de se lutar pela vida, quando no final de recuperado me souber dizer com o olhar "obrigado estou cá de novo" olhos de angustia e panico que jamais esquecerei. Obfrigado a todos os que fizeram deste dia um dia feliz para estes jovens.AFINAL VALE APENA SABER SOCORRISMO.Obg ao autor deste blog
Formadora de Socorrismo - São Esteves